Sobre a Revista

Foco e Escopo

A RBTUR publica artigos inéditos resultantes de pesquisas científicas rigorosas, inovadoras e relevantes sobre Turismo. No foco principal estão as pesquisas com contribuição teórica embasada em observações ou dados qualitativos ou quantitativos. Pesquisas descritivas ou aplicadas fazem parte do escopo da RBTUR apenas quando tratam de objetos de amplo interesse, preferencialmente de alcance nacional ou internacional. Artigos teóricos devem ter destacado embasamento e profundidade analítica, trazendo contribuições inovadoras sobre temas de evidente relevância.

Os artigos publicados pela RBTUR devem ter obrigatoriamente associação direta e explícita com o tema turismo. Não são aceitos artigos que, ainda que versem sobre áreas usualmente relacionadas ao turismo, não apresentem relação com o turismo de forma explícita e significativa.

São aceitos trabalhos escritos por quaisquer autores, independentemente de suas afiliações institucionais e níveis de formação. Não é publicado mais do que um artigo por ano de um mesmo autor.

Para ser aceitos para publicação, os artigos passam por um processo de revisão cega por pares. Todos os trabalhos são publicados em inglês, podendo também serem publicados em português ou espanhol.

A RBTUR é uma revista da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo (ANPTUR). Os recursos financeiros para manutenção da revista são providos pela ANPTUR e, eventualmente, por órgãos públicos de fomento à pesquisa. Não são cobradas quaisquer taxas para submissão, avaliação ou publicação dos artigos.

Processo de Avaliação pelos Pares

Ao serem recebidos, os artigos passam por um processo de avaliação editorial, no qual são avaliados o cumprimento das normas definidas nas “diretrizes para autores”, a qualidade da redação e o enquadramento no escopo da revista (associação direta do tema ao turismo, relevância, originalidade, consistência).
 
Os artigos aprovados na avaliação editorial são submetidos à avaliação por pares. Nesta etapa, os trabalhos são examinados por, no mínimo, dois pesquisadores com experiência no tema e/ou no método de pesquisa. A avaliação é feita de forma cega, de modo que os avaliadores não têm informações sobre a autoria do artigo e os autores não têm informações sobre a identidade dos avaliadores. Os avaliadores não podem ter conflitos de interesse na avaliação do artigo, declarando essa condição de forma explícita. A lista completa de avaliadores atuantes na RBTUR é publicada na última edição de cada ano.
 
Os avaliadores são orientados a atentar, ao menos, para os seguintes aspectos dos artigos:
  1. Relevância do tema
  2. Originalidade
  3. Consistência metodológica e da argumentação
  4. Abrangência e profundidade da revisão da literatura
  5. Propriedade da análise e conclusão
 
Por fim, os avaliadores indicam o trabalho para publicação, alteração ou rejeição. Quando sofre alterações substanciais como consequência dos pareceres dos avaliadores, o artigo pode ser submetido a uma nova rodada de avaliações. Os artigos são publicados apenas após receberem pareceres favoráveis de todos os avaliadores.

Periodicidade

Quadrimestral

Política de Acesso Livre

A RBTUR oferece acesso livre e imediato ao seu conteúdo. 

Arquivamento e preservação

Uma cópia da RBTUR é sistematicamente arquivada pela PKP Preservation Network.

Código de Ética

Código de Ética da RBTUR

Regulamento

Regulamento

Indexadores

                    

Diretórios

                         LATINDEX