Sobre a Revista

Foco e Escopo

A RBTUR é uma revista da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo (ANPTUR). A revista publica artigos inéditos resultantes de pesquisas científicas consistentes, inovadoras e relevantes sobre turismo. No foco principal estão as pesquisas que ofereçam contribuições teóricas significativas para o desenvolvimento do conhecimento em turismo. São publicadas pesquisas desenvolvidas sob diferentes perspectivas filosóficas e metodológicas. A RBTUR valoriza artigos que contribuam para o desenvolvimento social, econômico, cultural e ambiental no Brasil e na América Latina.

Para serem aceitos para publicação, os artigos submetidos à RBTUR devem ter associação direta e explícita com o tema turismo. A RBTUR recebe e publica artigos em português, inglês ou espanhol. São aceitos trabalhos escritos por quaisquer autores, independentemente de suas afiliações institucionais e níveis de formação. Não há limite do número de artigos de um mesmo autor por ano. Os artigos passam por um processo de revisão cega por pares. A revista é organizada em três seções principais:

Artigos - Turismo e Sociedade: publica artigos relativos às questões sociais, culturais e ambientais referentes ao uso turístico em diferentes tempos e espaços. Esse agrupamento inclui trabalhos científicos sobre turismo em diálogo com as ciências humanas e sociais, tais como história, sociologia, educação, geografia, artes, antropologia, arquitetura e urbanismo, museologia, gastronomia, literatura, psicologia, filosofia, lazer, mobilidade e hospitalidade.

Artigos - Gestão do Turismo: publica artigos voltados para temas relacionados à administração de destinos e negócios turísticos. Este conjunto, naturalmente, inclui trabalhos sobre diversos aspectos desses elementos, tais como políticas públicas, administração pública e de empresas, economia, gestão organizacional, marketing, ciências comportamentais, tecnologia, planejamento territorial e outros.

Perspectivas: veicula ensaios e artigos especiais, escritos por autores convidados. Os trabalhos não passam por avaliação por pares.

Outras seções da revista são instituídas por chamadas especiais de artigos.

Os recursos financeiros para manutenção da revista são providos pela ANPTUR e, eventualmente, por órgãos públicos de fomento à pesquisa. Não são cobradas quaisquer taxas para submissão, avaliação ou publicação dos artigos.

 

Processo de Avaliação pelos Pares

Ao serem recebidos, os artigos passam por um processo de avaliação editorial, no qual são avaliados o cumprimento das normas definidas nas “diretrizes para autores”, a qualidade da redação e o enquadramento no escopo da revista (associação direta do tema ao turismo, relevância, originalidade, consistência).
 
Os artigos aprovados na avaliação editorial são submetidos à avaliação por pares. Nesta etapa, os trabalhos são examinados por, no mínimo, dois pesquisadores com experiência no tema e/ou no método de pesquisa. A avaliação é feita de forma cega, de modo que os avaliadores não têm informações sobre a autoria do artigo e os autores não têm informações sobre a identidade dos avaliadores. Os avaliadores não podem ter conflitos de interesse na avaliação do artigo, declarando essa condição de forma explícita. A lista completa de avaliadores atuantes na RBTUR é publicada na última edição de cada ano.
 
Os avaliadores são orientados a atentar, ao menos, para os seguintes aspectos dos artigos:
  1. Relevância do tema
  2. Originalidade
  3. Consistência metodológica e da argumentação
  4. Abrangência e profundidade da revisão da literatura
  5. Propriedade da análise e conclusão
 
Por fim, os avaliadores indicam o trabalho para publicação, alteração ou rejeição. Quando sofre alterações substanciais como consequência dos pareceres dos avaliadores, o artigo pode ser submetido a uma nova rodada de avaliações. Os artigos são publicados apenas após receberem pareceres favoráveis de todos os avaliadores.
 
A seção Perspectivas publica trabalhos especiais convidados, não sendo avaliados por pares.
 

Periodicidade

Fluxo contínuo, com um volume por ano.

Política de Acesso Livre

A RBTUR oferece acesso livre e imediato ao seu conteúdo. 

Arquivamento e preservação

Uma cópia da RBTUR é sistematicamente arquivada pela PKP Preservation Network.

Código de Ética

Código de Ética da RBTUR

Regulamento

Regulamento RBTUR