Chamada de Artigos - Revisões Didáticas

2021-09-01

A RBTUR está lançando uma nova seção dedicada a publicar revisões e sínteses do conhecimento produzido e consolidado sobre diferentes temas no campo do turismo. A seção Revisões Didáticas busca oferecer visões amplas e atualizadas com base em diferentes perspectivas teóricas e aplicadas de estudo. Os artigos devem sintetizar conhecimentos introdutórios e essenciais sobre temas selecionados, com estrutura, completude e simplicidade adequadas tanto para graduandos da área, quanto para pesquisadores de outras áreas interessados em uma aproximação inicial ao turismo.

Um estímulo à criação da seção Revisões Didáticas é a redução no ritmo de publicação de livros didáticos de turismo em português e a desatualização de parte das obras ainda disponíveis. Desta forma, nota-se uma escassez de textos de referência sobre os conhecimentos fundamentais para discentes de cursos superiores de Turismo. Neste sentido, acreditamos que os artigos da seção Revisões Didáticas possam contribuir significativamente para a educação e o estudo do turismo no Brasil. Embora seja uma novidade na área, esse tipo de artigo, voltado para a atualização das sínteses de conhecimentos fundamentais, tem sido adotado em diferentes ciências e disciplinas.
Nesta chamada de artigos, dedicada aos Fundamentos Teóricos do Turismo, serão acolhidos trabalhos sobre os seguintes temas selecionados:

1. Conceitos e definições de turismo – framework conceitual
2. História das viagens e do turismo (no mundo, no Brasil)
3. Consumidor de turismo (o turista)
4. Hospitalidade (o anfitrião)
5. Equipamentos e serviços turísticos (acomodação, intermediação, transportes)
6. Atrativos/atrações turísticas
7. Segmentação turística
8. Organismos de turismo
9. Turismo sustentável
10. Destinos turísticos
11. Turismo e tecnologia de informação

A seção Revisões Didáticas da RBTUR conta com a liderança de três editores associados: Carlos Eduardo Silveira (UFPR), Mirian Rejowski (UAM) e Rafaela Camara Malerba (IFSP).

A propostas de artigos serão recebidas em fluxo contínuo e avaliadas por ordem de chegada. Submissões devem ser feitas pelo site www.rbtur.org.br.

 

SUBMISSÃO DE PROPOSTAS

• Os artigos submetidos nesta seção passam por duas etapas de avaliação. Na primeira etapa, os autores devem encaminhar um resumo expandido com a descrição sumária da proposta (entre 1.000 e 1.500 palavras), contendo os seguintes itens: delineamento do tema, estrutura das seções, principais conceitos e/ou abordagens, e bibliografia referencial. Esta deve, preferencialmente, contemplar tanto textos seminais quanto estudos mais recentes publicados em livros e artigos de periódicos nacionais e do exterior.

• Aprovada a proposta na primeira etapa, o(s) autor(es) terão um prazo de até 90 (noventa) dias para submeter o artigo completo, o qual passará pela dupla avaliação cega de consultores “ad hoc”, selecionados de uma base especial desta seção. Após aprovação final, o artigo seguirá para o processo de publicação.

 

DIRETRIZES ESPECIAIS PARA AUTORES

1. Estrutura do texto

1.1. Título: elaborar um título objetivo e simples com palavras/termos que traduzam claramente o assunto tratado no artigo, preferencialmente contendo, parcialmente ou na íntegra, o título do tema selecionado desta chamada (item 5.1). Versões em português, inglês e espanhol.

1.2. Resumo / Abstract: texto (até 150 palavras) como uma chamada sobre o conteúdo, a abordagem e objetivos do artigo. Versões em português, inglês e espanhol.

1.3. Palavras-chave: lista de 3 a 5 termos em português, inglês e espanhol.

1.4. Introdução (ou outro título): conforme o conteúdo e estrutura do assunto a ser tratado, este item pode incluir aspectos como foco temático, importância, contextualização geral, conceitos, abordagens e correntes de pensamento.

1.5. Desenvolvimento: neste item, o texto pode comportar subitens que levem a uma revisão compactada, abrangente e atualizada sobre o tema, com sínteses bem estruturadas e conhecimentos essenciais. É importante destacar conceitos ou aspectos relevantes do tema, na forma de textos, esquemas ou ilustrações. Pode incluir aspectos teóricos e/ou aplicados, a depender do assunto abordado, além de tendências ou perspectivas inovadoras. Assuntos e aspectos em que a literatura não tenha um alto grau de consenso devem ser apresentados e discutidos em diferentes perspectivas, valorizando o debate ao invés do convencimento. Recomenda-se desenvolver o conteúdo com base tanto em textos seminais, quanto em estudos mais recentes.

1.6. Pontos de destaque e reflexão: incluir até três parágrafos no máximo, com apontamentos sobre o estágio atual do conhecimento sobre o tema, a importância de aprofundamento com base nas referências ou outras informações que finalizem o artigo sem gerar ambiguidades ou incertezas.

1.7. Referências: a lista das referências, no máximo de quinze itens, deve incluir apenas as obras seminais e avançadas citadas no texto, consideradas essenciais.

1.8. Exemplo de artigo: Astrophysical black holes: a compact pedagogical review. Disponível em: https://doi.org/10.1002/andp.201700430 ou https://arxiv.org/pdf/1711.10256.pdf

2. Elaboração do texto

2.1. Extensão: o texto deve ter entre 5 e 8 mil palavras.

2.2. Linguagem: organizar o texto em frases curtas e parágrafos com foco no desenvolvimento de uma ideia, com palavras de fácil compreensão, sem emprego de termos informais, de sentido figurado ou de juízo de valor. Incluir apenas citações (diretas ou indiretas) imprescindíveis sem poluir o texto. Para maior aproximação do leitor com o autor do texto, sugere-se o uso de verbos na 1ª pessoa do plural. Abreviaturas devem constar por extenso na primeira vez em que aparecerem no texto.

2.3. Divisões do texto: para facilitar a leitura e compreensão do conteúdo apresentado, o texto deve ser subdividido em itens, incluindo ou não subitens, os quais devem ser numerados (numeração progressiva).

2.4. Ilustrações: incluir preferencialmente ilustrações próprias que sintetizem aspectos do conteúdo e facilitem a compreensão do assunto, como uma linha do tempo ou esquema de fatos marcantes em determinado período. Todas as imagens devem ser apresentadas em definição suficiente para perfeita visualização com zoom de 100%. Textos presentes em imagens devem ser legíveis com zoom de 100%.

2.5. Citações e referências: seguir a 7ª edição das normas da American Psychological Association (APA).

2.6. Notas de rodapé: evitar a inclusão de notas de rodapé complementares ou explicativas, pois o texto do artigo desta seção deve ser explícito, completo, simples e legível ao seu público-alvo.