Aceitação e uso da tecnologia para escolha de destinos turísticos por pessoas da terceira idade: um estudo usando a UTAUT2

Autores

  • Andréia Cássia de Moura UFMG- UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS
  • Marlusa de Sevilha Gosling UFMG- UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS
  • Juliana Maria Magalhães Christino UFMG- UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS
  • Sâmara Borges Macedo UFMG- UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS http://orcid.org/0000-0002-0551-5041

DOI:

https://doi.org/10.7784/rbtur.v11i2.1277

Palavras-chave:

Idoso. Destinos Turísticos. Internet. Tecnologia. Teoria Unificada de Aceitação e Uso da Tecnologia 2 (UTAUT2)

Resumo

 Os idosos têm demonstrado crescente interesse por novas tecnologias e as relacionam com a aprendizagem, inserção social e lazer. Considerando-se o elevado número de mudanças no perfil dos idosos brasileiros e os contextos turístico e tecnológico, esse trabalho tem como objetivo compreender as intenções comportamentais e o uso da internet pela terceira idade com fins de escolhas de destinos turísticos. Para isso, o trabalho estendeu o Modelo UTAUT2 de Venkatesh, Thong e Xu (2012), inserindo novos construtos relacionados à tecnologia: Risco Percebido e Confiança, de Slade et al (2015) e também adicionando a Atitude, fundamentada por Curras-Perez,  Ruiz-Mafe  e  Sanz-Blas (2014). O estudo caracteriza-se como exploratório-descritivo. Para tanto, realizou-se um Survey, online e presencial, sendo aplicado por dois meses. Para as análises utilizou-se técnicas estatísticas de análise multivariada, processadas pelo SPSS20 e a análise de modelagem de equações estruturais utilizando-se o SmartPLS. A amostra obtida foi de 211 idosos que usam internet para fins turísticos. Como resultado, têm-se as relações dos construtos Hábito, Motivação Hedônica, Confiança e Expectativa de Desempenho como determinantes da Atitude de uso da Internet para fins turísticos e, acrescentando-se a isso, a relação do construto Hábito afetando positivamente o Comportamento de uso. No que tange à originalidade o trabalho apresentou a Atitude como  um conceito novo utilizado para compor o modelo, trazendo algo inédito a este campo de estudos no Brasil. Além disso, apresenta-se como uma inovação à aplicação do modelo UTAUT2 no contexto brasileiro, em um segmento e setor de mercado ainda não explorado neste campo de pesquisa -  a terceira idade e o turismo.

Biografia do Autor

Andréia Cássia de Moura, UFMG- UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS

Doutoranda em Administração (UFMG), Mestre em Administração, na área de Mercadologia (UFMG), Especialista em Finanças (UFMG) e Graduada em Administração (UFMG). Atualmente é professora titular do Centro Universitário Estácio de BH e pesquisadora atuando em projetos de iniciação científica em Gestão desta instituição. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Mercadologia, atuando principalmente nos seguintes temas: marketing, qualidade de serviços, satisfação de clientes, comportamento do consumidor e marketing de relacionamento. Experiência em gerenciamento de equipes de desenvolvimento de pesquisa de Marketing, coordenação de curso de Administração e coordenação de núcleo de pesquisa em instituição privada e prestação de consultoria empresarial na área.

Marlusa de Sevilha Gosling, UFMG- UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS

Possui graduação em Ciência da Computação - Bacharelado pela Universidade Federal de Minas Gerais (1992), mestrado em Administração pela UFMG (2001) e doutorado em Administração pela UFMG (2004) e posdoc em Gestão do Turismo na Universidade de Algarve (ESTÁGIO SENIOR, BOLSISTA CAPES 2015, INICIO 2o. SEMESTRE 2015). Atualmente é professora Associada de Marketing da Universidade Federal de Minas Gerais, Coordenadora do NEECIM-TUR (Núcleo de Estudos e Estratégias em Comunicação Integrada de Marketing e Turismo) e Coordenadora da Pós-Graduação Lato Sensu do CEPEAD/FACE/UFMG, curso de Gestão Estratégia. Além disso, é Editora-chefe do periódico Marketing & Tourism Review (ISSN 2525-8176). Em termos de inserção internacional, além da produção científica, é pesquisadora visitante convidada do Citur (Centro de Investigação em Turismo) do Instituo Politécnico de Leiria, Portugal e do CIEO (Centro de Investigação sobre Espaço e Organizações), da Universidade do Algarve, Portugal. É Consultora ad hoc da CAPES para análise de cursos novos sricto sensu das áreas de Administração, Contábeis e Turismo. Ganhou prêmio de melhor artigo na Anptur 2014. É revisora de vários periódicos qualificados da área.Tem experiência na área de Turismo e Administração, com ênfase em Marketing, Estratégia e Marketing Turístico, atuando principalmente nos seguintes temas: Pesquisa Mercadológica, Turismo, Marketing Turístico, Marketing de Relacionamento, Marketing de Experiências, Marketing de Serviços, Comportamento do Consumidor, Marketing em redes sociais, Marketing Digital, Estratégias de Marketing, Estratégias de Relacionamento, Comunicação Integrada de Marketing, Pesquisa Qualitativa, Análise Fatorial, Confiabilidade e Modelagens por Equações Estruturais. Note-se que no âmbito da UFMG, universidade onde atua, não existe até o presente momento, curso de Pós-Graduação Stricto Sensu em Turismo. Assim, a pesquisadora atua no programa de pós-graduação em Administração da UFMG, CEPEAD, nas áreas de Marketing e de Gestão de Operações e Logística (GOL), onde desenvolve trabalhos focados em Marketing Turístico e Gestão de Serviços, sendo que os temas de suas principais e recentes publicações são totalmente voltados para o Turismo e Marketing Turístico. Dentre as dissertações orientadas, 4 tiveram temáticas de Turismo.Atualmente, orienta 5 doutorandos e 1 mestranda com temas de turismo. A pesquisadora é a idealizadora e editora-chefe da recém lançada revista científica Marketing and Tourism Review (http://revistas.face.ufmg.br/index.php/mtr), cujo ISSN é 2525-8176

Juliana Maria Magalhães Christino, UFMG- UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS

Atualmente atua como professora adjunta do curso de Administração da UFMG. Doutora em Administração pela UFMG, Mestre em Administração pela FEAD (2004), especialista em Marketing pela FGV (2001), graduada em Administração pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1999). Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Mercadologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Comportamento do Consumidor, Trade Marketing, Cultura e Consumo, Composto Promocional, Marketing de Serviços e Marketing Cultural e Esportivo. Possui experiência no mercado empresarial na área de marketing, trade marketing e comercial em empresas como Telecom Itália, Coca-Cola, Laboratório Globo, Líder Táxi Aéreo e Banco BMG.

Sâmara Borges Macedo, UFMG- UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS

Doutoranda em Administração pela UFMG- Universidade Federal de Minas Gerais. Mestre em Administração na área de concentração Gestão Estratégica, Marketing e Inovação pela UFLA - Universidade Federal de Lavras. Bacharel em administração pela UFSJ - Universidade Federal de São João Del Rei . Pesquisadora do NEECIM-tur (UFMG) - Núcleo de Estudos e Estratégias de Comunicação Integrada de Marketing e Turismo. Atuou como pesquisadora do GECOM/UFLA - Grupo de Estudos em Marketing e Comportamento do Consumidor . Revisora do Periódico Organizações rurais e Agroindustriais (UFLA) e ForScience (IFMG-Campus Formiga). Atuou como Professora temporária no IFMG-Campus Formiga por dois anos. Atuou como tutora presencial na Faculdade Anhanguera e como docente voluntária na UFLA. Atuou nas áreas de recursos humanos, qualidade e empreendedorismo através das experiencias de estágio realizadas na Ufla, no Hospital Vaz Monteiro e no SEBRAE. Atua principalmente nos seguintes temas: marketing e comportamento do consumidor .

Publicado

2017-04-17

Edição

Seção

Artigos