Saturação e Rejeição ao Turismo nas Destinações Turísticas

  • Mario Carlos Beni Universidade de São Paulo, São Paulo (SP)
Palavras-chave: Overtourism., Turismofobia., Clusters., Destination Marketing Organization

Resumo

O Turismo é um fenômeno multi, inter e transdisciplinar na sua formação superior e na gestão pública. Além dessas características, temos que considerar ainda a transversalidade e a intersetorialidade. Em virtude dessas características, mudanças ocorrem continuamente, quer sejam no comportamento dos turistas quer sejam com os residentes locais. Nesta última década, nos defrontamos com dois novos e desafiantes problemas: a saturação e a rejeição ao turismo nas destinações turísticas. É sobre este assunto preocupante que iremos tratar neste artigo.

Biografia do Autor

Mario Carlos Beni, Universidade de São Paulo, São Paulo (SP)

Doutor em Ciências da Comunicação e Livre Docente em Turismo pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). Professor titular aposentado da ECA-USP. Membro do Conselho Nacional de Turismo. Foi pioneiro no ensino superior em Turismo no Brasil, além de ter atuado em diferentes programas de pós-graduação. Autor de diversos livros e artigos, entre eles o best-seller Análise Estrutural do Turismo.

Referências

Beni, M. C. (2012) Clusters de turismo. In: Beni, M. C. (org). Turismo: planejamento estratégico e capacidade de gestão – desenvolvimento regional, rede de produção e clusters. São Paulo: Manole, p.517.

Beni, M. C. e Cury, M. J. F. (2012) Bases territoriais e redes de cluster de turismo. In: Beni, M. C. (org). Turismo: planejamento estratégico e capacidade de gestão – desenvolvimento regional, rede de produção e clusters. São Paulo: Manole, p. 487.

Moraes, L. N. de. (2012) Dimensão mercadológica de sustentabilidade do desenvolvimento turístico. In: Beni, M. C. (org). Turismo: planejamento estratégico e capacidade de gestão – desenvolvimento regional, rede de produção e clusters. São Paulo: Manole, p. 283.

Publicado
28-04-2020
Seção
Perspectivas