UM OLHAR SOBRE OS DISCURSOS ACADÊMICOS E MIDIÁTICOS DO AGROTURISMO EM SANTA ROSA DE LIMA/SC

Autores

  • Yolanda Flores e Silva UNIVALI
  • Felipe Borborema Cunha Lima ONG Araucária
  • Luana de Sousa Oliveira Instituto Federal de Tocantins

DOI:

https://doi.org/10.7784/rbtur.v4i3.329

Palavras-chave:

Turismo. Agroturismo. Discursos. Santa Rosa de Lima - SC.

Resumo

O presente trabalho apresenta uma discussão sobre o turismo comunitário em área rural enquanto atividade que transforma e modifica pessoas e ambientes, visto ser antes de tudo uma área que permeia contextos e vidas nas mais distintas dimensões do viver humano. Analisamos esta realidade a partir das interseções e diferenças entre os discursos produzidos em duas pesquisas realizadas nos últimos dois anos. Cada uma, a partir de um olhar distinto (pesquisa 1 – discurso acadêmico / pesquisa 2 – discursos midiáticos) sobre o mesmo fenômeno, apresenta eixos diferenciados de avaliação sobre as percepções que os sujeitos podem construir de uma mesma situação. Para a elaboração desse texto traçamos os seguintes percursos metodológicos: leitura dos resultados de cada pesquisa, seleção dos discursos considerando as categorias de análise convergentes e divergentes e por fim a análise conjunta dos dados e a discussão dos mesmos. Ao final percebemos a existência de dois discursos, com um formato ou uma imagem do turismo desvirtuada do fenômeno em análise e, portanto capaz de criar expectativas ou desestímulo desnecessário e até prejudicial às propostas futuras de crescimento da atividade turística na região.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Yolanda Flores e Silva, UNIVALI

Mestre em Antropologia Social e Doutora em Filosofia da Saúde pela Universidade Federal de Santa Catarina. Docente e pesquisadora do Mestrado em Turismo e Hotelaria da Universidade do Vale do Itajaí.

Felipe Borborema Cunha Lima, ONG Araucária

Bacharel em Turismo pelo Centro de Ensino Superior e Desenvolvimento. Mestre em Turismo e Hotelaria pela Universidade do Vale do Itajaí. Consultor Técnico da ONG Araucária e membro do Grupo de Pesquisa “Planejamento e Gestão: Interface Turismo, Espaço e Sociedade” da UNIVALI.

Luana de Sousa Oliveira, Instituto Federal de Tocantins

Bacharel em Turismo pela Universidade Federal do Pará. Mestre em Turismo e Hotelaria pela Universidade do Vale do Itajaí. Professora  do Instituto Federal do Tocatins- IFTO

Downloads

Publicado

2011-01-07

Como Citar

Silva, Y. F. e, Lima, F. B. C., & Oliveira, L. de S. (2011). UM OLHAR SOBRE OS DISCURSOS ACADÊMICOS E MIDIÁTICOS DO AGROTURISMO EM SANTA ROSA DE LIMA/SC. Revista Brasileira De Pesquisa Em Turismo, 4(3). https://doi.org/10.7784/rbtur.v4i3.329

Edição

Seção

Artigos