TURISMO EM LAGUNA (SC): IMPACTOS E ATITUDE

Autores

  • Susana de Araujo Gastal Universidade de Caxias do Sul
  • Sandra Dall'Agnol Curso de Turismo da Faculdade Anglo-Americano de Passo Fundo/RS.

DOI:

https://doi.org/10.7784/rbtur.v6i1.481

Palavras-chave:

Turismo, Atitude, Impacto, Laguna (SC).

Resumo

Os lugares a beira-mar, consagrados como espaços de turismo e de segunda residência, sofrem os impactos decorrentes da atividade. A atitude da população local em relação aos mesmos, vendo-os como bônus ou, ao contrário, como ônus, contribui para viabilizar, ou não, o turismo nas localidades. O presente artigo tem por objetivo apresentar pesquisa realizada na cidade de Laguna, no litoral de Santa Catarina, Brasil, metodologicamente associada ao construto atitude, da Psicologia Social, e que avaliou a relação da comunidade com os diferentes impactos passiveis de serem ocasionados pelo turismo. A coleta de dados, utilizando instrumento originalmente proposto e validado por Molero e Cuadrado (2006), permitiu que a análise encaminhasse a posição dos moradores locais sobre os efeitos do Turismo na localidade, avaliados os oito fatores, quais sejam, os impactos sobre meio ambiental; delinquência; vida cotidiana; importância percebida do Turismo; serviços públicos e infraestruturas; intercultural; emprego; e valores. Os resultados indicam que nos residentes mais jovens a atitude aparece positivamente quanto à maioria dos impactos, sendo indiferentes quanto ao impacto ambiental, delinquência e valores sociais.

Biografia do Autor

Susana de Araujo Gastal, Universidade de Caxias do Sul

Professor, pesquisador e orientador no Programa de Pós-Graduação em Turismo - Mestrado. Doutor em Comunicação/PUCRS; Mestre em Artes Visuais/ História e Crítica da Arte/UFRGS

Sandra Dall'Agnol, Curso de Turismo da Faculdade Anglo-Americano de Passo Fundo/RS.

Mestre em Turismo pela Universidade de Caxias do Sul/UCS e Docente do Curso de Turismo da Faculdade Anglo-Americano de Passo Fundo/RS.

Downloads

Publicado

2012-04-21

Edição

Seção

Artigos