STAKEHOLDERS ANALYSIS: UM NOVO CAMPO DE PESQUISA NO TURISMO

  • Saulo Fabiano Amâncio Vieira Universidade Estadual de Londrina
  • Benny Kramer Costa Programa de Mestrado e Doutorado da Universidade Nove de Julho (PMDA-UNINOVE) e da ECA-USP
  • Renato Fabiano Cintra Universidade Estadual de Londrina e Universidade Federal da Grande Dourados
Palavras-chave: Stakeholders Analysis, Stakeholders no Turismo, Teoria de Stakeholders, Turismo, Estratégia.

Resumo

O presente artigo buscou realizar um levantamento bibliográfico acerca dos trabalhos que versam sobre stakeholders analysis, bem como identificar possíveis temas de pesquisa na área do turismo. A pesquisa foi realizada em janeiro de 2010, utilizando-se da base de referências web of science, organizada de acordo com seu fator de impacto da publicação, focando no tema stakeholders analysis, onde foram encontrados 1.296 artigos, a partir desses foram selecionados os 200 mais relevantes (por fator de impacto), a qual foi feita uma análise prévia de seu conteúdo e separou aqueles que efetivamente abordavam aspectos teóricos da stakeholders analysis, perfazendo um rol de 51 artigos. Em relação a sua temática central, levantou-se: Meio Ambiente (13), Redes de Relacionamento (8), Tomada de Decisão (9), Políticas Públicas (6), Gestão de Projetos (4) e Revisão de literatura (11). Predomina nestes artigos a abordagem qualitativa com 42 (82%). Verifica-se o crescente interesse sobre a utilização da temática de stakeholders analysis, a partir de 2005 a periodicidade de publicação destes artigos foram intensificadas (39 artigos), demonstrando o potencial e maturidade da teoria. Também observou que existem diferentes abordagens teóricas de stakeholders analysis que podem ser exploradas em pesquisas no turismo, sendo encontrados 5 artigos abordando a temática.

Biografia do Autor

Saulo Fabiano Amâncio Vieira, Universidade Estadual de Londrina
Doutor em Administração pela Uninove/SP e Professor do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Estadual de Londrina (PPGA/UEL)
Benny Kramer Costa, Programa de Mestrado e Doutorado da Universidade Nove de Julho (PMDA-UNINOVE) e da ECA-USP
Pós-doutor e Doutor em Administração pela FEA/USP e Professor do Programa de Mestrado e Doutorado da Universidade Nove de Julho (PMDA-UNINOVE) e da ECA-USP
Renato Fabiano Cintra, Universidade Estadual de Londrina e Universidade Federal da Grande Dourados
Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Estadual de Londrina (PPGAUEL)
Publicado
10-09-2012
Seção
Artigos