Redes Sociais: um jornal on-line como fonte de informação especializada em turismo

Autores

  • Antônio Claret Guerra
  • Marlusa Gosling Universidade Federal de Minas Gerais
  • Mariana de Freitas Coelho Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.7784/rbtur.v8i3.800

Palavras-chave:

Rede Social, Turismo, Jornalismo especializado na internet.

Resumo

Este artigo busca fornecer subsídios para uma avaliação objetiva da importância das redes sociais baseadas na internet, como fonte de informação em turismo. O foco são pesquisas qualitativas feitas pela Associação Nacional de Jornais (ANJ), auditorias do Instituto Verificador de Circulação (IVC), entrevistas com jornalistas e especialista em mídia digital, e consultas realizadas no portal O Tempo. O método escolhido foi uma abordagem qualitativa e exploratória, através de estudo de caso. A coleta de dados envolveu um levantamento de dados documentais e entrevistas direcionadas. Em termos de resultados, constatou-se que o uso das redes sociais foi feito por públicos estimados de 8,8 milhões a 10,7 milhões de pessoas, apenas na empresa jornalística pesquisada, no ano de 2011. Identificou-se, ainda, que a ampliação exponencial de possibilidades de contatos diretos com públicos diversos, nos ambientes das redes sociais, induz à aproximação e fidelização do leitor e o jornalista e, ao mesmo tempo, facilita o acesso à informação, o que possibilita o desenvolvimento de veículos de comunicação específicos para esses novos meios.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Antônio Claret Guerra

Jornalista e Mestre em Administração, com ênfase em mídias sociais e turismo Diretor-Geral do JORNAL MG TURISMO e Diretor Nacional da Abrajet.

Marlusa Gosling, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutora em Administração. Professora Associada da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Mariana de Freitas Coelho, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutoranda em Administração pelo Cepead/ UFMG Mestre em Administração - UFMG Bacharel em Turismo - UFMG

Downloads

Publicado

2014-11-22

Como Citar

Guerra, A. C., Gosling, M., & Coelho, M. de F. (2014). Redes Sociais: um jornal on-line como fonte de informação especializada em turismo. Revista Brasileira De Pesquisa Em Turismo, 8(3), 403–418. https://doi.org/10.7784/rbtur.v8i3.800

Edição

Seção

Artigos