Imagem e identidade turísticas relacionadas às práticas e bens culturais percebidas pelos residentes: perspectivas a partir da cidade de Blumenau, Santa Catarina, Brasil

Autores

  • Fabricia Durieux Zucco UNIVALI e FURB
  • Cynthia Morgana Boos de Quadros
  • Juliane Regina Schmitt
  • Thamires Foletto Fiuza

DOI:

https://doi.org/10.7784/rbtur.v11i2.1309

Palavras-chave:

Identidade cultural. Cultura Cervejeira. Promoção turística.

Resumo

Propósito do tema: O crescimento do turismo proporcionou um grande aumento dos produtos turísticos que são ofertados no mercado. Antes de tomar a decisão, acerca de sua viagem e diante de tantas opções, o turista busca se informar sobre os mais variados destinos. A imagem de destino, criada por meio dessa busca, é um estímulo fundamental para o turista. Embora exista uma variedade de fatores que compõem uma imagem de determinado destino, são os seus elementos próprios que constituem a sua identidade cultural. Criar uma identidade de um lugar, envolve também a participação dos residentes do destino. Objetivo: Esse estudo busca analisar a cultura cervejeira, como uma possível identidade cultural de Blumenau e, para tanto, leva em conta as atitudes dos residentes. Metodologia e abordagem: A pesquisa é considerada exploratória e descritiva, com método quantitativo. A partir da revisão da literatura sobre o assunto, doze hipóteses foram estabelecidas. Realizou-se a coleta e análise de dados que contou com os seguintes procedimentos estatísticos: Alfa de Cronbach, a Correlação de Spearman e o teste de hipóteses, por meio do programa SSPS. Resultados: Os resultados, obtidos na pesquisa, confirmaram sete, das doze hipóteses, o que indica a existência de relações positivas entre a influência dos hábitos dos residentes e as dimensões da identidade de Blumenau. Originalidade: Conclui-se que é possível a utilização da cultura cervejeira como uma identidade cultural da cidade, o que a torna adequada à sua promoção turística.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabricia Durieux Zucco, UNIVALI e FURB

Possui graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda (1995), especialização em Gerenciamento de Marketing (1997) e mestrado em Administração (2000), todos pela Universidade Regional de Blumenau (FURB). É Doutora em Administração pela Universidade Nove de Julho (UNINOVE). Professora titular da UNIVALI (Universidade do Vale do Itajaí) e da FURB (Universidade Regional de Blumenau) . Tem experiência nas áreas de Administração (com ênfase em Marketing), Turismo e Comunicação, atuando principalmente nos seguintes temas: marketing, segmentação, estratégia e publicidade e propaganda.

Cynthia Morgana Boos de Quadros

Doutora em Desenvolvimento Regional. Mestre em Ciências da Linguagem. Bacharel em Publicidade e Propaganda. Professora do Departamento de Comunicação da FURB – Universidade Regional de Blumenau.

Juliane Regina Schmitt

Pesquisadora em Comunicação. Bacharel em Publicidade e Propaganda (FURB).

Thamires Foletto Fiuza

Professora Substituta no Instituto Federal Catarinense (IFC). Mestra em Turismo e Hotelaria pela Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI); Bacharel em Turismo pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

Publicado

2017-05-01

Como Citar

Zucco, F. D., Quadros, C. M. B. de, Schmitt, J. R., & Fiuza, T. F. (2017). Imagem e identidade turísticas relacionadas às práticas e bens culturais percebidas pelos residentes: perspectivas a partir da cidade de Blumenau, Santa Catarina, Brasil. Revista Brasileira De Pesquisa Em Turismo, 11(2), 320–346. https://doi.org/10.7784/rbtur.v11i2.1309

Edição

Seção

Artigos